Chá e café podem prevenir AVC’s e cancro da próstata

1 de Fevereiro de 2010

Ambas as bebidas parecem ter um factor protector contra a ocorrência de acidentes vasculares-cerebrais Um maior consumo de café e chá pode reduzir a prevalência de AVC, assim como de cancro da próstata.

Publicada na revista Stroke, uma investigação levada a cabo por cientistas norte-americanos sugeria que um consumo diário de 3 chávenas de chá verde ou preto poderia prevenir os efeitos de um acidente vascular-cerebral. Quem bebeu mais de três chávenas de chá por dia apresentou um risco 21% menor de AVC do que aqueles que beberam menos que uma chávena diariamente [*1].

Já este ano, também a revista Circulation tinha publicado um artigo que relaciona o consumo de café com um menor risco de AVC em mulheres não-fumadoras: um risco de AVC 20% menor nas que bebiam quatro ou mais chávenas por dia e 12% menor naqueles que ingeriram café cinco a sete vezes por semana [*2].

Também em Dezembro deste ano, uma estudo científico mostrou que o café ajuda a prevenir o cancro da próstata. Uma equipa de investigadores avaliou 50 mil homens que tomaram café regularmente, durante 20 anos. A equipa notou que o risco de desenvolver cancro avançado da próstata foi 60% menor, em relação aos homens que não tomavam café [*3].

Os investigadores analisaram exames de sangue de 2,6 mil pacientes com a doença. Na comparação com os sedentários, a taxa de mortalidade caiu 35%, entre os que faziam exercícios, como corrida, em média, três horas por semana.

A queda da taxa de mortalidade foi de 23%, entre os pacientes que faziam pelo menos 30 minutos de caminhada, por dia.

Produtos Prozis com cafeína:

Chás comercializados pela Prozis:


______________________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1]Green and Black Tea Consumption and Risk of Stroke, Stroke 40:1786-1792, Fevereiro 2009 (LINK)
[*2]Coffee Consumption and Risk of Stroke in Women, Circulation 119:1116-1123, Fevereiro 2009 (LINK)
[*3]Coffee, Exercise Fight Prostate Cancer, MedlinePlus Health Information, Dezembro 2009 (LINK)
Bookmark and Share




Poderás também estar interessado nos seguintes posts:

A época da pêra termina agora em Outubro, mas é possível encontrá-la nos supermercados ao longo...
Investigação científica recente tem afirmado, ainda mais, os benefícios do ómega-3 para a saúde...
Em Portugal, O AVC mata duas pessoas por hora. Números verdadeiramente aterradores que devem merecer...
Possuidoras de uma grande concentração de vitamina C (uma laranja tem mais deste componente do que...

Tags: , , , ,

Leave a Reply